Aprenda a abrir e a fechar argolas de ligação

Aprender a abrir e fechar uma argola da forma correcta é uma das técnicas fundamentais e mais importantes quando fazemos bijutaria.

São argolas simples de ligação são argolas de arame só com uma volta e cuja abertura não está soldada, para se poderem abrir e fechar.

As nossas argolas são fortes e resistentes, com espessuras que vão desde 0,8mm até 1,5mm. 

São fortes porque são feitas de latão e podem ser abertas e fechadas várias vezes, sem que o arame quebre. O acabamento final é dado por um banho, seja de prata, ouro ou latão. São fabricadas na União Europeia e são anti-alérgicas, como explicado aqui

E são também muito resistente porque, como o arame não é fino e é forte, não se abrem facilmente sozinhas, mesmo com puxões. 

Estas argolas simples são muito úteis para várias coisas, entre elas: juntar fechos às extremidades das correntes e dos fios; adicionar pendentes a brincos, colares, e pulseiras; e também para criar os seus próprios comprimentos de corrente.

Felizmente, também é uma técnica muito simples de aprender.

Aqui, para ser mais fácil exemplificar, utilizámos dois alicates diferentes - um de pontas achatas e outro de meia cana. Pode utilizar dois iguais ou mesmo apenas um, sendo que, se as argolas forem resistentes, é sempre mais fácil com dois do que com um.




Siga o passo-a-passo:


1. Abrir a argola

Passo 1

Utilizando o seu alicate de pontas achatadas (o que tem a forma mais quadrada), agarre a argola.

Use a parte lateral do alicate para segurar metade da argola, deixando a abertura exposta na parte superior.




Passo 2

Usando o alicate de ponta de meia cana (o que tem a ponta pontiaguda), segure a outra metade da argola.




Passo 3

Ao mesmo tempo, empurre o alicate de meia cana para trás e puxe o alicate de pontas achatadas para frente. Isso afastará as extremidades da argola na abertura.

Não abra a argola para os lados. Isso irá fazer com que a argola perca a sua forma, e será muito difícil voltar a dar-lhe a forma inicial.





2. Fechar a argola

Passo 1

Depois de adicionar o fecho/corrente/pendente na argola, será necessário fechá-la novamente.

Segure-a com o alicate da mesma forma que antes.



Passo 2

Mova as extremidades da argola de volta para a posição inicial.

Empurre as pontas além do necessário para que não se encontrem novamente. Isso irá ajudar o arame da argola a perder a memória de ter sido aberto.




Passo 3

Continue este movimento, empurrando e puxando as pontas das argolas em direções opostas. Ao mesmo tempo empurre-as com cuidado e lentamente até que se sobreponham.




Passo 4

Agora puxe uma das pontas para fora, apenas até conseguir encaixá-las.

O arame da argola agora manterá a memória de estar sobreposto e as pontas se empurrarão uma contra a outra, dando à argola de ligação uma fixação forte e segura com uma junção perfeita.




Comece a fazer a sua própria bijutaria!

Como na maioria das actividades, vai precisar de um pouco de prática para que as peças fiquem perfeitas. Por isso, não desanime se as suas argolas de ligação não ficarem bem logo na primeira vez.

Pode demorar algum tempo até a pessoa se habituar a trabalhar com um alicate e entender quanta pressão aplicar na argola, mas depois de dominar essa técnica, poderá facilmente começar a fazer as suas próprias peças como um profissional!


Inspire-se nas nossas ideias e crie a sua própria bijutaria, com os seus detalhes preferidos!