Pulseiras em Macramé de tamanho regulável. 

Nos últimos anos tem-se vindo cada vez mais a fazer bijutaria com fio paracord, numa onda muito náutica, simples mas com bastante estilo e personalidade. 

Estes fechos são óptimos para usar com este tipo de fio e ainda têm a mais-valia de virem com uma peça que permite regular o tamanho da pulseira. Assim é mais fácil fazer pulseiras para oferecer ou vender, mesmo não sabendo o tamanho exacto do pulso das pessoas.

Optámos por utilizar o nosso paracord de 4mm, que é ligeiramente achatado, mas que tem a espessura perfeita para estas peças.


Pode fazer bijutaria em macramé utilizando vários tipos de suportes, que variam também consoante o fio usado e o resultado pretendido. Para fazer pulseiras este tear é mesmo muito, muito útil, fácil de utilizar, e o resultado é perfeito!

É óptimo para quem trabalha com o tipo de fechos que já vem incorporado no tear (disponíveis aqui), porque aí só tem de encaixar os fechos uns nos outros e trabalhar com o fio, mas pode adaptar qualquer tipo de fecho. O suporte do meio, que tem um gancho de metal é para ser usado com esse fim, e foi o que nós utilizámos com estes fecho em U. 

Para estas pulseiras vai precisar então de um conjunto destes fechos e de fio paracord de 4mm. Nós utilizámos cerca de 2 metros de fio para uma pulseira de 18cm. 

Se não utilizar um tear, arranje uma superfície para prender as duas partes do fecho e poder ter o fio em tensão quando está a dar os nós. Também pode utilizar uma das nossas bases de macramé e respectivos acessórios.

Aqui fica o passo-a-passo deste projecto:



1. Comece por colocar cada parte do fecho no respectivo suporte. No caso da peça onde o fecho encaixa, a barra que regula o tamanho, tivemos de usar um pouco de fio para a ligar ao suporte.




2. Dobre o fio que vai utilizar ao meio. Na parte em U do fecho dê uma laçada com o fio, de modo a ficar com as duas pontas do mesmo tamanho.

3. No lado da barra, passe os fios de fora para dentro, cada um para seu lado. Utilize o furo maior e mais largo. Os outros 3 furos servem para encaixar a barra do fecho em U, e fechar a pulseira.




4. Meça o tamanho do fio para se certificar que a pulseira tem o comprimento necessário. Ajuste o tamanho do tear, se necessário.





5. Comece a dar os nós de macramé do lado da barra de fecho em direcção ao fecho em U. Vá alternando os fios que passam por cima e os que passam por baixo dos fios centrais, para ficar com os nós certos.



 

6. Quanto tiver chegado ao fecho em U, e já não houver espaço para dar mais nós, então é altura de terminar o macramé. Sendo que esta pulseira tem uma parte de cima e uma parte de baixo, tente fazer os remates na parte de baixo para não ficarem visíveis. Abra espaço entre os nós de macramé e dê uma laçada extra com os fios para eles passarem para baixo.

7. Para finalizar corte os fios, queime as pontas e achate-as, para o fio ficar "colado" e não se soltar.

8. Tire os fechos dos respectivos suportes e... já está!


Inspire-se nas nossas ideias e crie a sua própria bijutaria, com os seus detalhes preferidos ;)