Saiba como enfiar um colar de uma forma muito simples e segura.

Fizemos uns colares muito simples, com as bolas de vidro pequenas, só para lhe mostrar que não precisa de muito material para fazer isto.

Para além disso, apresentamos-lhe aqui alternativas ao material que utilizámos. Nem sempre precisa de comprar os fios ou acessórios iguais aos que são usados nos nossos exemplos - veja o que tem à mão e adapte os projectos aos materiais disponíveis.

Estas contas de vidro que são feitas à mão e por isso são um pouco "toscas". São pequenas, têm cerca de 4mm e um furo também pequeno, e podem ser usadas como se fossem missangas. Pode ver todas as cores disponíveis aqui.



Para estes colares usámos:

* 1 embalagem de bolas pequenas (cada embalagem tem cerca de 170 contas o que dá cerca de 80cm de comprimento)

* Fio de poliamida tamanho 7 (0,75mm de espessura) - vendido em embalagens com 2 metros e com agulha incorporada. Pode ver as cores disponíveis aqui.

Não utilizámos o fio todo, por isso guardamos a parte que fica com a agulha, para ser mais fácil voltar a usar.

Alternativas a este fio: fio de nylon transparente ou fio encerado, se bem que este último vai dar mais trabalho porque é um pouco mais grosso.

* 1 fecho de mosquetão e uma argola dupla. Pode utilizar outro tipo de fecho - fecho de argola, fecho de rosca ou outros.

* 2 tapa-grampos para esconder os nós - opcional.




1. Enfie as bolas todas de seguida.

2. Numa das pontas passe o fio na argola dupla (o facto de ser dupla garante que não se vai abrir) e dê um nó.

3. Na outra ponta passe o fio na argola do mosquetão e dê outro nó.

4. Depois de dar o nó no fio queime as pontas. Como o fio encerado é sintético, vai derreter com o calor e colar ao nó. O ideal para queimar estes fios finos e mais sensíveis, é utilizar a nossa ferramenta própria para estes acabamentos delicados - ASV14 mas também pode usar um isqueiro.

5. Coloque os tapa-grampos (estas peças que parecem umas bolas de metal) por cima dos nós, só para dar algum acabamento. Pode não os colocar.





Encontra link para os artigos que usámos abaixo - basta clicar nas fotografias dos respectivos produtos.

Inspire-se nas nossas ideias e crie a sua própria bijutaria, com os seus detalhes preferidos ;)