Verão, Verão, Verão!!!

Adoramos os novos pendentes de metal com motivos ligados ao Verão, e queremos um colar com cada um deles.

Para este, em forma de ouriço do mar, com banho de ouro, utilizámos o fio de cabedal de 1mm.

Mais abaixo poderá ver todos os artigos que foram utilizados para este colar.

Primeiro passámos o fio directamente na argola do pendentes, e demos um nó com um fio por cima do outro, para ficar uma ponta para cada lado.

Passámos uma conta de metal nos dois fios e fizemos um pouco de macramé com o fio acetinado de 0,7mm, só para dar um pouco de cor ao colar.


Faça o macramé por cima do fio de cabedal, do tamanho que gostar mais. Para finalizar basta cortar as pontas e queimá-las com um isqueiro, ou com a nossa ferramenta própria para queimar fios de fibra finos.

Como o fio é de fibra, vai derreter e colar ao macramé, e por isso não se desfaz.

Pode utilizar esta técnica com todos os fios que sejam de fibra (acetinados, encerados, poliamida, s-lon, etc). 
Isto só não funciona com fios feitos de material natural, tais como algodão, cabedal, cânhamo, seda, entre outros. Estes fios não derretem, e por isso têm de ter outros acabamentos.




Para o comprimento do fio ser ajustável utilizámos um fecho super simples - parece uma conta de metal mas tem silicone por dentro. O fio fica ajustado dentro da conta, e só corre quando o puxamos.

Quando utliza estes fechos tem de dar nós nas pontas dos fios, ou colocar umas peças, para quando os puxa eles não saírem do fecho. 

Neste caso colocámos umas contas de metal que têm o furo fino. Depois, para as prender, usámos uns grampos (travões) e por cima uns tapa-grampos.


Os tapa-grampos, depois de apertados por cima do travão, ficam uma bola e parecem uma simples conta de metal.